top of page

De Olho no Cientista: Alan Alves Brito

ree

Alan Alves Brito é um Físico brasileiro, professor na Universidade Federal Do Rio Grande do Sul, formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre e doutor em Ciências, com ênfase em Astronomia, pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG - USP).

Seu interesse pela astronomia teve início já na infância, aos 8 anos, quando ainda em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, onde nasceu, sonhava em ser cientista e astrônomo. Isso ocorreu devido à queda de um raio, que observou quando criança, e associou à passagem do Cometa Halley em 1986. Além disso, por viver em uma região onde a iluminação era precária, a observação do céu noturno era possível a olho nu, o que também despertou sua paixão pelos astros.

Graduou-se em Física Bacharelado na UEFS, com Mestrado e Doutorado na USP em Astrofísica Estelar, com foco em Aglomerados Globulares ricos em Metais. Além disso, possui Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Chile e pela Swinburne University (Austrália). Sua pesquisa busca compreender a formação e evolução de Galáxias por meio do estudo da composição química, e com isso também entender como os próprios elementos químicos da Tabela periódica se formaram.

Mas, além de tratar dos astros, Alan foca no estudo e ativismo de questões de raça, classe e gênero, além da divulgação científica. Por ser um homem negro, LGBTQIA+, do Nordeste brasileiro, essas questões estiveram presentes ao longo de toda sua trajetória, e parte do seu trabalho é focado para essas temáticas. Dentre as ações, destaca-se seu trabalho junto à Comunidade Quilombola Morada da Paz, no projeto denominado Akotirene Kilombo. Esse projeto visa uma conexão entre ciências e cosmologias racializadas, com crianças pertencentes à comunidade, com o foco de um conhecimento decolonial.

Alan é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da União Astronômica Internacional, da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Sociedade Astronômica Brasileira. Também publicou dois livros de divulgação científica, “Antônia e a Caça do Tesouro Cósmico” e “Antônia e os Cabelos que Carregavam os Segredos do Universo”. Por seu trabalho na divulgação científica, foi agraciado pelo Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, em 2022.


Autor: João Miguel Ramalho Dionizio

Referências:







 
 
 

Comentários


© 2021 por PET - Física. Criado e idealizado por Guilherme Souza Costa

bottom of page