top of page

De olho no Ciêntista: Yvonne Primerano Mascarenhas


ree

Yvonne possui duas graduações, uma em química e outra em física, ambas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1954). Possui Doutorado pela USP (1963) em Físico-Química e com estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Harvard (1973). Yvonne e o marido, Sérgio Mascarenhas, foram contratados como professores pelo inicial Campus da Universidade de São Paulo (USP), onde havia apenas uma escola de Engenharia. Ela e seu marido tiveram um grande papel na consolidação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e na transformação deste campus em um dos maiores polos de pesquisa na América Latina. Yvonne é considerada matriarca da cristalografia no Brasil, ao determinar a estrutura molecular de materiais cristalinos com o uso de Raios-X.

Em 1998 recebeu a condecoração Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2017 foi uma das 12 cientistas agraciadas com o prêmio Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Em entrevistas, a professora conta o grande apreço que possui pela SBPC, devido ao papel que esta instituição teve durante a ditadura militar. “Nos maiores momentos da vida nacional, em que vivíamos angustiados com os amigos sendo presos, torturados, durante a ditadura militar, a SBPC foi uma sociedade que teve comportamento ímpar de defesa da democracia, de defesa dos direitos humanos.”

Em sua produtiva e continuada carreira, a professora Yvonne orientou cerca de 40 estudantes de mestrado e doutorado, publicou aproximadamente 200 artigos e produziu numerosas contribuições em conferências e simpósios. Entre seus feitos, destaca-se a colaboração que resultou na determinação da estrutura cristalina da oxitocina (Science, 1986) e de toxinas de veneno de cobras (Eur. Biophysis. J., 1992).


Referências:


 
 
 

Kommentarer


© 2021 por PET - Física. Criado e idealizado por Guilherme Souza Costa

bottom of page